Pular para o conteúdo

Revisão do iPhone 13 – o melhor smartphone da Apple em 2023

    O iPhone 13 básico foi lançado no final de 2021, mas continua sendo a escolha ideal mesmo no início de 2023.

    Qual iPhone comprar? Resposta curta: os proprietários do iPhone 12 ainda não têm um motivo convincente para correr para a loja. Mas o melhor dos modelos “regulares”, sem dúvida, continua sendo o iPhone 13.

    As versões Pro têm  câmeras mais frias, telas de rolagem suave de 120 Hz, um novo design de “ilha dinâmica” e processadores poderosos. Mas nem todos os usuários devem pagar mais de 20.000  R por isso .

    Atualizamos a avaliação.

    O novo iPhone 14 tem uma câmera um pouco melhor e um processador um pouco mais poderoso, mas design, tela, velocidade e duração da bateria são quase idênticos. Adicionamos comparações com modelos mais recentes.

    Brevemente sobre o iPhone 13 – especificações

    O que é issoiPhone 13 é o atual smartphone base da Apple
    CPUApple A15 Bionic
    BATER4GB
    Memória interna128, 256 ou 512 GB
    Bateria3095 mAh
    Tela6,1″ AMOLED 60 Hz
    câmera principal12MP f/1.6 + 12MP f/2.4 (Ultra Wide)
    Câmera frontal12 MP
    Recursos interessantesRecorte para Face ID é 20% menor, sensores de câmera do iPhone 12 Pro Max, o telefone dura 1,5 a 2 horas a mais que o iPhone 12: cerca de 7 a 8 horas

    iPhone com design “retangular” clássico

    Visualmente, o iPhone 13 difere da 12ª versão com um recorte mais estreito para a câmera no display e uma disposição diagonal das lentes da câmera principal. O conjunto de tons também mudou um pouco: rosa e verde escuro apareceram  , roxo e verde claro desapareceram, azul ficou mais claro e vermelho mais escuro.E daí?

    As diferenças em relação à 14ª geração são ainda menores – de lado, o iPhone atual difere do antigo apenas pelas novas cores: lilás e azul. Tons de branco e  azul-preto são os mesmos.

    O tamanho da "franja" foi reduzido em 20%
    O tamanho da “franja” foi reduzido em 20%
    Sensores dispostos na diagonal para acomodar o sistema de câmera atualizado
    Sensores dispostos na diagonal para acomodar o sistema de câmera atualizado

    No entanto, carregadores magnéticos, porta-cartões e baterias com MagSafe funcionam corretamente, não há problemas com eles.

    Comparação do iPhone 13 e iPhone 12. Os botões são ligeiramente movidos
    Comparação do iPhone 13 e iPhone 12. Os botões são ligeiramente movidos

    A câmera é ótima para retratos e paisagens dia e noite

    Ele usa módulos de grande porte do  iPhone 12 Pro Max com matrizes maiores e sensibilidade à luz.

    Os “novos” sensores são uma vez e meia maiores que os do iPhone 11 e 12 – formalmente eram as mesmas câmeras, mas com algoritmos de processamento diferentes. À luz do dia e com boa luz artificial, a diferença no modo padrão é imperceptível, mas à noite, o iPhone 13 consegue transmitir mais detalhes com menos ruído.

    O iPhone 13 fotografa muito bem – caso você não tenha preferências específicas em relação à ótica ou precise fotografar em RAW superdetalhado, o smartphone pode facilmente substituir até mesmo uma câmera sem espelho semiprofissional por uma lente completa. Porém, o mesmo pode ser dito sobre  o iPhone 14  – a diferença na qualidade da foto é perceptível na comparação frontal, mas as próprias fotos ficam bem em qualquer um dos modelos.

    Esta foto foi tirada em um iPhone 12
    Esta foto foi tirada em um iPhone 12
    Este está no iPhone 13. Mais detalhes em lã e tecido, e menos ruído nas almofadas, mas a diferença só é perceptível na tela grande ou com impressão de fotos em grande formato.
    Este está no iPhone 13. Mais detalhes em lã e tecido e menos ruído de almofada, mas a diferença só é perceptível em uma tela grande ou impressão de fotos em grande formato.
    Uma das inovações da programação de 2021 são as predefinições de calor e tom.  Você pode escolher entre quatro predefinições ou personalizar à sua maneira.  Primeira foto tirada com iPhone 12, segunda foto tirada com iPhone 13
    Uma das inovações da programação de 2021 são as predefinições de calor e tom. Você pode escolher entre quatro predefinições ou personalizar à sua maneira . Primeira foto tirada no iPhone 12, segunda foto no iPhone 13
    Esta foto foi tirada com um iPhone 11
    Esta foto foi tirada em um iPhone 11
    E este está no iPhone 13.  Uma predefinição “fria” é definida, devido à qual o quadro é muito diferente em cores.  Se para comparar a elaboração de detalhes, então o iPhone 11 fica para trás, mas não tanto
    E este está no iPhone 13. A predefinição “frio” está definida, devido à qual o quadro é muito diferente na cor. Se compararmos a elaboração dos detalhes,  o iPhone 11 fica para trás, mas não tanto

    Apesar dos sensores aprimorados, o iPhone 13 ainda não dispara como o iPhone 14 Pro ou mesmo o 13 Pro – não possui um terceiro módulo para zoom de retrato, um scanner LiDAR para foco preciso ou acesso a alguns modos.

    Por exemplo, a versão básica ainda não tem acesso ao formato ProRAW, que permite tirar fotos com o máximo de informações salvas para posterior processamento profissional. Também não há um novo modo ProRes para vídeo, ele é exclusivo da linha Pro.

    Para apenas tirar uma boa foto de um amigo no parque, um gato no sofá, belas paisagens e balcões de casa, os recursos do iPhone 13 são mais que suficientes.

    Fotógrafos entusiastas mais experientes preferem escolher a versão Pro  – há muito mais opções para expressão artística e edição de imagens. O iPhone 13 Pro é mais indicado para vlogging – tem LiDAR, terceira câmera, modos “profissionais”, bateria maior e versões com memória estendida de até 1TB, que com certeza você vai precisar para armazenar materiais em 4K 60 FPS.

    Ao fotografar macro, o iPhone desfoca o fundo com alta qualidade, destacando detalhes importantes.
    Ao fotografar macro, o iPhone desfoca o fundo com alta qualidade, destacando detalhes importantes.
    A reprodução de cores é excelente, como sempre.
    A reprodução de cores é excelente, como sempre.
    Em condições de filmagem incomuns, o telefone também lida
    Em condições de filmagem incomuns, o telefone também lida

    O chip A15 Bionic é mais poderoso que todos os modelos anteriores, mas o iPhone 13 é difícil de mostrar

    A maioria dos usuários precisa de um telefone para se comunicar, tirar fotos, fazer anotações rápidas, jogos relativamente pouco exigentes e outras tarefas semelhantes. E com tudo isso, sem freios, qualquer iPhone de dois ou três anos aguenta. E se descartarmos a fotografia, em geral qualquer smartphone moderno.

    Os modelos do iPhone 13 Pro ganharam pelo menos um display com frequência de até 120 Hz – o movimento na tela ficou mais suave. Mas na versão básica, a tela é a mesma do iPhone 12, só que um pouco mais brilhante.

    Os iPhone 12, 13 e 14 lidam com jogos igualmente bem, não esquentam muito sob carga, os aplicativos iniciam rapidamente – em geral, você não notará nenhuma diferença a olho nu.

    Com a mesma carga, o iPhone 13 “vive”  1,5 a 2 horas a mais que seu antecessor, graças ao consumo de energia mais econômico e à bateria um pouco maior. Parece que não é tanto, mas na verdade há uma diferença entre chegar para carregar no final da jornada de trabalho e chegar com calma em casa e conectar na tomada já existente.

    No entanto , o padrão de carregamento “rápido” aqui é o mais lento entre todos os telefones mais caros que 30.000  R. A bateria é carregada de 0% em cerca de uma hora e meia, enquanto os carros-chefe do Android levam de 20 a 40 minutos.

    Nesse quesito, o modelo básico de 2021 é melhor que os antigos, mas há iPhones mais resistentes: 13 Pro e 13 Pro Max têm desempenho ainda melhor.

    iPhone 13 é um pouco mais pesado que o modelo do ano passado devido à bateria e câmera
    iPhone 13 é um pouco mais pesado que o modelo do ano passado devido à bateria e câmera
    A segunda câmera, deslocada para mais perto do centro, cai periodicamente sob o dedo e fica suja
    A segunda câmera, deslocada para mais perto do centro, cai periodicamente sob o dedo e fica suja

    Breves conclusões sobre o iPhone 13

    👍 Prós👎 Contras
    Boas câmerasdesign desatualizado
    Bateria de quase um dia inteiroCarregamento lento “rápido”
    Proteção contra umidade e poeira
    suporte eSIM

    Resultados

    O iPhone 13 básico é o melhor iPhone “padrão” do mercado. Funciona de forma rápida e estável, atira bem e permanecerá relevante por pelo menos mais alguns anos. Modelos mais novos e mais caros podem fazer as mesmas coisas melhor, mas para a maioria dos usuários, a diferença só será perceptível em uma comparação cuidadosa, não no uso diário.

    Se queres algo mais avançado, em 2023 é melhor olhares para o iPhone 13 Pro e 14 Pro. A diferença entre eles está principalmente no design, sendo que a qualidade da tela e das câmeras, desempenho e autonomia não diferem tanto assim. Os monitores de alta frequência de 120 Hz tornam a interface e a rolagem da página mais suaves, enquanto a câmera secundária com zoom de alta qualidade ajuda a capturar ótimas fotos de viagens. Mas pagar a mais por essas funções várias dezenas de milhares de rublos não é para todos.

    Deixe um comentário

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *